top of page

Guia do Investidor Imobiliário: 5 Dicas para o Sucesso 

Investir em imóveis é muito mais simples e acessível do que a maioria das pessoas pensa. Basta querer para fazer parte do mercado imobiliário. Há opções para todos os níveis sócio-econômicos e perfis de investidores. Neste pequeno guia você irá encontrar as 5 dicas básicas para tomar decisões seguras e obter resultados positivos.
Defina seus objetivos e seu perfil de investidor.

1

Para quê você gostaria de juntar dinheiro? Quais as suas metas financeiras e patrimoniais para os próximos anos e para o futuro? De quanto você dispõe hoje para investir, sem que isso comprometa as principais obrigações do seu dia a dia? Você toparia assumir um risco maior para obter um ganho maior ou prefere um investimento mais seguro que não renda tanto? Quanto tempo você tem de sobra para administrar seus investimentos? Essas 5 perguntas são a base para você definir seus objetivos e seu perfil de investidor, tanto em imóveis como em quaisquer ativos de renda fixa ou variável. Um bom consultor as fará a você antes de recomendar qualquer negócio, mas é importante que você mesmo as faça primeiro. Reflita sobre elas e defina seus principais objetivos e limites. A partir daí você terá os meios e a motivação para traçar uma estratégia viável e promissora.

2

Busque o máximo de informações sobre o mercado.
Ganhar dinheiro com imóveis na verdade não tem mistério. O segredo é comprar bem para vender com lucro. O mercado imobiliário é bastante dinâmico e o que era excelente há algum tempo pode ser apenas razoável agora, ou mesmo desaconselhável. Mas é justamente dessa dinâmica que afloram as melhores oportunidades, visíveis apenas para quem acompanha o mercado de perto. Se você não fizer isso com uma certa regularidade, vai acabar perdendo a chance de participar dos investimentos mais rentáveis, e ainda corre o risco de entrar em algum mau negócio, dependendo do tipo de orientação que vir a receber. Então antes de partir para a compra, informe-se bem sobre o potencial de valorização e ocupação das diversas regiões, sobre os preços efetivamente negociados e sobre os produtos em oferta.

3

Procure um corretor comprometido com você.
Todo corretor trabalha pela comissão. Porém os mais bem sucedidos, os que têm as clientelas mais numerosas e fiéis, são aqueles que nunca colocam seus ganhos na frente dos interesses dos seus clientes. O corretor sério é o que desaconselha uma compra quando percebe que ela não se encaixa no perfil e nos objetivos do comprador. Portanto não decida nada sobre o mercado imobiliário sem antes falar com um bom corretor, afinal ele é o profissional mais indicado para orientar você nessa questão. Mas certifique-se de que o corretor com quem você vai falar está realmente comprometido com os resultados que você está buscando.
 
Nós da SBX não temos dúvida: o melhor negócio para o corretor é indicar apenas o que for melhor para cada cliente. Se você quer se informar sobre as oportunidades de investimento no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, ligue para 21 97432-1081, contate-nos pelo Facebook ou clique aqui e faça sua consulta por email. Nosso atendimento será rápido, atencioso e personalizado, focado no seu perfil de investidor e nos seus objetivos financeiros e patrimoniais.  

4

Saia de casa e veja ao vivo o que está acontecendo.
Oportunidades excelentes podem estar bem longe de onde você mora ou costuma passar. Seguindo as dicas 2 e 5 deste guia, certamente você começará a perceber isso. Mas para confirmar o que aparece na internet ou em revistas e jornais, para saber se as promessas de governantes e construtoras estão sendo cumpridas, você tem que passear pela cidade, ver o que está acontecendo nos bairros, conhecer empreendimentos prontos, visitar estandes de lançamentos imobiliários e conversar cara a cara com moradores, comerciantes das redondezas e profissionais do mercado. Fazendo isso sua percepção vai ganhar outra dimensão, e você vai se sentir muito mais seguro para tomar suas decisões de investimento.

5

Deixe de lado seu gosto pessoal e invista no que dá lucro.
Não deixe que preferências pessoais atrapalhem sua avaliação como investidor. Se você não gosta de um determinado bairro ou tipo de imóvel, não significa que todo mundo pense assim. O que é ruim para alguém pode ser ótimo para outras pessoas. Portanto, o que interessa mesmo é o potencial de retorno de cada ativo, e isso quem determina é o mercado. Se você está comprando para investir, o objetivo é maximizar o lucro. Foque então sua análise nos resultados efetivos que cada operação oferece. Pensando friamente, livrando-se de preconceitos e deixando de lado o seu gosto pessoal, você ampliará seus horizontes e saberá identificar as melhores alternativas para atingir seus objetivos.
 
Observação: se a compra for para uso próprio essa dica não vale, pois nesse caso, evidentemente, as preferências pessoais passam a ser o critério mais importante.
bottom of page